Alerta para situação crítica dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas

Alerta para situação crítica dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas

Preocupado com a situação crítica das regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, parte do Vale do Rio Doce e Norte de Minas diante da falta de chuva, o deputado José Santana entrou em contado com o vice-governador Antônio Anastasia e com a secretária Elbe Brandão.

O parlamentar sugeriu fazer uma força tarefa, comandada pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, primeiro para fazer um levantamento da situação das áreas atingidas pela seca. A segunda etapa compreende tomar as providências necessárias junto aos governos Federal e Estadual para uma solução urgente.

Segundo José Santana, a situação é realmente grave e requer uma medida mais séria do Governo. “Um trabalho isolado de cada órgão não irá resolver o problema. O trabalho precisa ser feito em conjunto com todos os segmentos envolvidos”, afirma.

A secretária Elbe mostrou-se bastante preocupada com o alerta feito pelo deputado José Santana e já está tomando as medidas necessárias na busca por uma solução.

Vários municípios já decretaram estado de emergência. Há locais onde a produção agrícola está comprometida em 90%. Com pouca água e pouco alimento, os produtores rurais estão tendo problemas com o gado. Várias cidades já estão sem água.

“Ainda é esperado para estas localidades uma forte seca e, mesmo que venha a chover, o problema não será resolvido”, ressalta o parlamentar. A precipitação pluviométrica prevista é de 40% menos do que a normal da região, que já é baixa.

“Se não tomarmos as providências necessárias agora iremos nos deparar com uma situação de calamidade pública generalizada, nunca vista antes. Essa é a realidade da região, não é sensacionalismo. Precisamos antever a catástrofe”, alerta o deputado José Santana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *